No dia 05 de outubro, especialistas do direito imobiliário e registral reuniram-se no Tribunal de Justiça da Bahia para discutir a usucapião extrajudicial, evento realizado pelo 1º Registro de Imóveis em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça do Estado da Bahia e com apoio e transmissão ao vivo do IBRADIM.
Em sua programação, contou com a presença do Desembargador do Estado de São Paulo Dr. Ricardo Dip, que traçou um panorama geral de algumas questões controversas do processo extrajudicial, principalmente no que tange ao reposicionamento do Judiciário no movimento de desjudicialização.
Em seguida, Drª Letícia Maculan, Tabeliã na Cidade de Barreiro/MG palestrou sobre o conceito, funcionalidade e aplicação da ata notarial, com um enfoque no procedimento de usucapião extrajudicial, compartilhando sua grande experiência no tema. No final da manhã, Dr. Marcelo Couto, autor de obra sobre usucapião extrajudicial, expôs os principais aspectos registrais do tema, pontuando as implicações de cada modalidade e apresentando as ideias e estudos realizados durante o seu doutorado.
No período da tarde, Drª Helen Lirio, Oficial Titular do 1º Registro de Imóveis de Salvador, e Dr. Bernardo Chezzi, advogado especialista em Direito Imobiliário e Registral e Vice-Presidente do IBRADIM, reuniram-se aos palestrantes para esclarecer as principais dúvidas trazidas pela plateia, gerando um debate de alto nível técnico a partir do ângulo de visão de cada área do direito ali representada.
O evento contou a presença de Registradores, Notários, Membros do Poder Judiciário, Advogados, Estudantes e foi transmitido ao vivo e gratuitamente pelo IBRADIM. Mais de 500 pessoas acompanharam o evento presencial e virtualmente, com alcance nacional e prestigiado também com audiência internacional.
Os alimentos não perecíveis, arrecadados na inscrição do evento beneficente, foram doados ao Hospital Martagão Gesteira”.